quarta-feira, 27 de maio de 2009

O papel das tecnologias na Escola


O papel das tecnologias na escola

Hoje, ser cidadão, no sentido pleno da palavra, pressupõe ser capaz de utilizar recursos das novas tecnologias. Acessar informações, utilizar serviços, comunicar-se rapidamente são algumas exigências que requerem das pessoas o domínio de diferentes linguagens e tecnologias.
No Brasil, a luta pela inclusão social da grande maioria da população brasileira está necessariamente relacionada às questões de uma educação de qualidade para todos. O sistema público de ensino atende mais de 50 milhões de crianças e jovens, e é principalmente a escola a instituição responsável pelo desenvolvimento intelectual e social do cidadão. Cabe a ela, portanto, criar condições para o acesso dos alunos não só aos conhecimentos básicos da leitura e da escrita, das ciências e das artes, mas também às novas tecnologias.
Essa é uma necessidade que implica novos equipamentos e novas práticas educativas. Utilizar o computador, acessar a Internet são alguns requisitos básicos desse momento, de um processo de ensino aprendizagem de qualidade: um grande desafio para os gestores dos sistemas públicos de ensino e para os educadores.
A Internet é uma rede mundial de comunicação na qual é possível encontrar conteúdos de diferentes áreas do conhecimento, em diversos idiomas. Esse fato, no campo da ciência, por exemplo, contribui enormemente para o desenvolvimento da pesquisa, pois conecta estudiosos do mundo todo, eliminando barreiras de espaço e tempo, facilitando o acesso e a troca de informações, para citar apenas uma das possibilidades.
Na Educação, o uso da Internet potencializa o aprendizado cooperativo: o aluno aprende com seus pares e o educador orienta, media e anima o processo de construção do conhecimento. Com isso, cria-se oportunidade para o trabalho em rede e o desenvolvimento da capacidade de cooperar, aprender, acessar e produzir informação.
Na verdade, a Internet é uma importante ferramenta na dinâmica de trabalho do educador. A riqueza de materiais armazenados, as informações atualizadas, as possibilidades de interação e de produção permitem o desenvolvimento de diversas atividades com os alunos. É possível, por exemplo, construir roteiros cognitivos partindo da seleção, do recorte e da edição de informações coletadas na rede. O aluno pode não só pesquisar, mas também discutir um trabalho coletivamente ou ser orientado a distância pelo professor e ainda publicar resultados de projetos ou produções.
Essas vantagens do uso das TICs , no entanto, não estão ainda disponíveis para a maior parte dos brasileiros. No Brasil, menos de 10% da população têm computadores com acesso à Internet em casa. Não existem pontos de atendimento comunitários suficientes para que todos possam desfrutar dos recursos que a Internet oferece. Nesse contexto, a maioria dos jovens brasileiros terá acesso ao mundo digital se suas escolas estiverem informatizadas, conectadas à Internet e se os educadores souberem utilizá-la com propriedade.
Os governos municipais, estaduais e federais têm investido na informatização das escolas da rede pública. Embora seja um esforço significativo, apenas a informatização das escolas não basta, uma vez que é preciso uma política de formação dos educadores para que essas novas tecnologias possam ser aproveitadas no processo de ensino e aprendizagem.
O uso de novas tecnologias na escola altera a dinâmica de trabalho em diferentes aspectos, desde a presença dos recursos necessários até a possibilidade de inversão de papéis entre educador e aluno. Para essas mudanças, boa vontade e disposição do educador, apesar de indispensáveis, não bastam. Há que se pensar em alternativas que possam apoiar e formar os professores, incluindo-os digitalmente e oferecendo condições para que eles possam se apropriar dessas linguagens, certamente um grande desafio.




Referência:
Fonte: Márcia Padilha Lotito - CENPEC - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária
http://www.abed.org.br/congresso2005/por/pdf/104tcc1.pdf

2 comentários:

  1. Bem colocada sua matéria Rosangela!!

    Mas sabe o que falta verdadeiramente aos nossos governantes...
    1 - Carater
    2 - Boa vontade
    3 - E respeito a Cidadania ao Povo como um todo.

    Vemos nossos governantes aplicando nosso dinheiro, vindo dos árduos impostos pagos diariamente, em obras públicas desnecessárias, onde muitas delas, na verdade, nem são efetivadas de fato.
    Atualmente são desviados todos os anos em atos de corrupção nos Três Poderes em todo país, mais de 140 bilhões.
    Imagine você, se 10% desse total fosse aplicado na educação digital em todas às escolas em todo país.
    Ou se!!!
    30% fosse aplicado tanto na educação digital e na melhoria das condições salariais do humilhados professores em todo o Brasil.
    Seriamos um País, um Povo bem mais informado e Educado Politicamente e Socialmente.. Você não acha?
    Mas a Política adotada hoje pelos nossos Politiqueiros Corruptos é, a de fabricar ignorantes desinformados, pois só assim, poderão manter-se nos cargos por longos e lucrativos tempos.

    Marcio RJ

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  2. marcio, gostei mto do seu comentário.
    foi um incentivo à continuidade do meu blog.
    À propósito, adorei o seu também.
    Abs,
    Rosangela

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